14 de maio de 2008

Sobre a simbologia dos meus livros:

Eu me afundo nas linhas desse livro que estou lendo. Devoro as palavras, as vírgulas e os silêncios: devoro todo o sentimento, morta de fome que estou.
De repente então senti uma imensa saudade de algo que nunca mais terei. As manhãs em que chegava na casa de meu pai com todos os livros que havia lido na semana e cada trecho sublinhado, grifado, circulado deixava de ser mudo. Emprestava as linhas que, por mais não minhas que fossem, naquelas manhãs não pertenciam a mais ninguém.
Hoje eu quis poder ir até a casa de meu pai e ler para ele partes desse livro no qual estou me afundando. Mas a casa não é mais dele- ele já não mais está lá, nem em qualquer outro lugar.
Vou contornar minha vontade lendo aqui para quem quiser o trecho que salgou meus olhos e me levou para 'nem em qualquer lugar'- junto ao meu pai.
"E repetiu em pensamento: nunca nunca nunca mais. Porque quando uma pessoa morria, era para sempre. Mas não conseguia compreender palavras grandes como essas: nunca, sempre. Havia o dia de ontem, o dia de hoje e o dia de amanhã. Havia mesmo os dias de uma semana atrás, de um mês ou, como um grande esforço que quase fazia a cabeça estourar, os dias de um ano atrás. Mas sempre era muito mais que um ano; e nunca muito menos que um segundo. Sempre e nunca- ele imaginava uma coisa muito grande e branca, que a gente olhava de baixo para cima, sem conseguir ver onde terminava. Luciana ia ficar para sempre na parede branca, para nunca mais voltar."

2 comentários:

Magda Rocha. disse...

qual é o livro?

o que importa é que a memória que ficou é boa. e causa nostalgia e saudade.
assim é bom lembrar.

love!

Jeremias de Paula disse...

dona natalia, a senhora nao usa mais msn? estou perto de ti agora, se voce nao estiver em sao paulo. aqui em sapiranga, no rio grande do sul, em breve vou ao litoral. minha ideia é alugar uma casa e escrever um livro mas pode mudar. onde voce esta, nos encontremos em algum lugar.

beijos

jeremias

(bruno alves é meu fake)

responder no jeremeio@hotmail.com